sábado, 29 de agosto de 2015

Do-In - Técnica de automassagem chinesa

O Do-in é uma técnica chinesa de automassagem baseada na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e utiliza os mesmos pontos da Acupuntura, de acordo com os meridianos corporais. A prática busca, através da pressão com a ponta dos dedos nos pontos dos meridianos, tratar as dores que surgem no dia-a-dia, sedando ou estimulando tais pontos, para normalizar o fluxo de energia onde ela esteja estagnada ou desequilibrada.

O congestionamento do fluxo energético em determinado ponto do corpo gera um excesso ou uma deficiência de energia (Qi), que pode acarretar em diversos problemas de saúde. Ao dispersar essa energia estagnada, o órgão afetado se acalma, ocorrendo o que chamamos de sedação. A automassagem também ajuda no processo chamado de "tonificação", cujo objetivo é levar energia para o local afetado, ativando o ponto deficiente e permitindo que este se reanime.

Do-in na prática

Em um corpo saudável, a energia Qi circula livremente. Quando um determinado órgão adoece, os pontos que correspondem a ele ficam doloridos devido ao acúmulo ou ausência de energia. A prática do Do-in visa justamente permitir que essa energia acumulada ou ausente volte ao seu fluxo normal, para que assim os órgãos se mantenham saudáveis.
As técnicas principais do Do-in são:

Sedação: consiste em pressionar profunda e continuamente um determinado ponto durante cinco minutos. Isso faz com que a energia acumulada se disperse.
Tonificação/Estimulação: consiste em pressionar repetidamente determinado ponto em intervalos de um segundo, durante um a cinco minutos, permitindo que a energia volte a circular na região, reanimando o local.

O congestionamento em um determinado ponto do meridiano provoca o excesso ou a deficiência de energia, tanto no meridiano como no órgão a que este se relaciona.

Excesso de Ki: dor, espasmos, quentura, contração, hipertensão, inflamação,convulsão, hiperatividade.

Deficiência de KI: frio, flacidez, hipotensão, suor frio, inchação, paralisia, torpor, e inatividade.
Em caso de distúrbios causados pelo excesso de energia, precisamos SEDAR o ponto de cura. SEDAR significa pressionar profunda e continuamente em intervalos de um segundo o ponto durante tres minutos.

Na deficiência precisamos TONIFICAR o ponto de cura. TONIFICAR significa pressionar repetidamente o ponto durante tres minutos.


ATENÇÃO: Não ultrapasse cinco minutos em cada ponto massageado.



Passo 1: Antes de começar a automassagem, esfregue bem as mãos uma na outra, para que os dedos fiquem mais quentes. Isso ativará a circulação de maneira mais rápida.
Passo 2: Pressione os pontos indicados com o polegar ou com o indicador por cinco minutos, sem fazer força. Aperte até que metade da unha fique branca.
Passo 3: Descubra os pontos de estímulo:
• Cabeça: massageie a testa e as mãos bem na divisão do dedão com o indicador;
• Dente: massageie o queixo;
• Estômago: massageie a barriga bem na altura do meio das costelas;
• Angústia: massageie o peito do pé, na altura do osso do dedão;
• Insônia: massageie a parte de trás da orelha;
• Ansiedade: massageie o pulso;
• Respiração: massageie as maçãs do rosto;
• Falta de ânimo: massageie o calcanhar.


Do-in: automassagem para ficar calma
1. Irritação e nervosismo
2. Prisão de ventre
3. Cansaço


Do-in: automassagem para ficar calma
4. Medo e ansiedade
5. Enxaqueca

Do-in: automassagem para ficar calma
 6. Ressaca
7. Inchaço
8. Sinusite


PARA ELIMINAR EXCESSO DE PESO
Para aplicação da técnica, pressione com as palmas das mãos ou pontas dos dedos nas regiões indicadas nas ilustrações durante cinco minutos cada ponto.
Não é necessário massagear todos os pontos. Podem ser massageados apenas nos locais próximos aos pontos que se quer eliminar gordura.

O sucesso neste tratamento ou qualquer outro, naturalmente se faz necessário uma dieta equilibrada e exercícios moderados.

 


Pontos estéticos
a 
 Massagear os pontos no sentido circular (IG20) para prover uma  sustentação das bochechas e a região entre o nariz e os lábios.
 
a 
 
aa 
Esse ponto (VC24) também age no sentido de prover uma sustentação nas regiões localizadas próximas ao queixo.

a 
Massagear os pontos no sentido circular (E1) para prover uma sustentação das pálpebras inferiores.

a 
Massagear os pontos no sentido circular (B1) para prover uma sustentação das pálpebras superiores.

a 
Massagear os pontos no sentido circular (VB14) para amenizar linhas de expressão tanto horizontais como verticais.

a 
Deslize os dedos por todo o rosto para diminuir as linhas de expressão e reduzir a tensão.

 

Nenhum comentário:

Posts que podem te interessar: