Chakras são centros energéticos do corpo. Os seres humanos contêm sete Chakras principais que estão em constante atividade, embora sua presença não seja percebida conscientemente por não-meditadores. A palavra sânscrita Chakra é traduzida por roda, círculo ou movimento. As representações pictóricas desses centros de energia são formadas por figuras geométricas e pétalas. São pelos Chakras que transitam e se movem as energias sutis do corpo.
Os Chakras estão localizados dentro e fora do corpo (duplo etérico); já Kundalinî, energia da vida que ativa os Chakras se movimenta dentro do corpo.
Normalmente, os Chakras são pequenos, não apresentando mais do que 5 centímetros de diâmetro. Com a prática de mantras, Yoga e meditação, os Chakras aumentam de tamanho e sua luz se expande. Sua aparência pode ser descrita como circular, luminosa, tal qual um pequeno CD girando. Cada um tem uma cor, mantra e elemento que o estimula. Seu movimento é ininterrupto e estão associados às glândulas do corpo físico e funcionam como centros de captação, contenção e distribuição de energia para todo o corpo.
Os sete Chakras estão localizados ao longo da coluna vertebral, dispostos verticalmente e cada Chakra tem funções específicas, mediante o recebimento de energias internas e externas.
Os Chakras inferiores, mais associados á matéria, são o Muladhara, o Swadhistana e o Manipura. O Médio, ou Intermediário é o Anahata, associado aos sentimentos. E os Superiores são o Vishuddha, o Ajña e o Sahashara, que estão associados ao mental e à iluminação. Sua rotatividade obedece ao sentido horário ou anti-horário, dependendo da qualidade energética de cada indivíduo.
Chakra Sentido Horário
Quando em rotação horária, o movimento é destrógeno (destro), para direita e se caracteriza por:
- Possuir força centrífuga (coloca energia para fora);
- Ser menos suscetível a influências externas;
- Não carregar miasmas energéticos;
- Ser um pólo irradiador (de dentro para fora);
- Produzir siddhis (intuição).
- Quem tem os Chakras em rotação horária é conhecido nos meios ocultistas como pessoa de "corpo fechado".
Chakra Sentido Anti-horário
Quando em rotação anti-horária, o movimento é sinestrógeno (sinistro), para a esquerda, com as seguintes características:
- Possui força centrípeta (para dentro);
- Capta energia externa, mantendo o corpo astral "aberto";
- Estimula a mediunidade e sensitividade;
- Amplia a sensibilidade ao ambiente;
- Promove a aptidão para fazer diagnósticos precisos. Quando se trata de um bom médium tem poder de captação (carrega miasmas).
Quando o Chakra gira no sentido anti-horário, perde-se energia. E quem perde muita energia pode sobreviver da energia alheia, por meio de uma relação de dependência chamada na metafísica de "vampirismo".
Existem muitas práticas que fazem o Chakra girar em sentido horário ou anti-horário. É importante evitar para não misturar essas práticas. Para isso, é necessário ter consciência e adotar práticas que os estimulem, por meio do método interno ou externo.
Método interno: com a prática de Yoga, mantra e meditação, despertamos a Kundalinî. As escolas tântricas trabalham mais com os métodos internos e exclusivamente com os Chakras girando no sentido horário.
Método externo: consiste no recebimento de passe magnético, de massagem, na aplicação de acupuntura, geoterapia (pedras) ou cromoterapia (cores). Dentre outros métodos.
Os dois métodos contribuem para o estímulo de todos os Chakras, proporcionando melhor disposição física e mental aos praticantes.
É importante mantê-los em equilíbrio, utilizando técnicas corporais (Yoga, tai-chi, dança), técnicas mentais (mantras) e alimentação equilibrada. Os Chakras influenciam e são influenciados também pelo corpo físico, daí a necessidade destes cuidados.
Todos os Chakras possuem qualidades energéticas próprias que em desequilíbrio produzem determinadas doenças ou, do contrário, em situação de equilíbrio, conferem ao nosso organismo inúmeros benefícios. Contudo, o sexto Chakra pode ser mais estimulado que os demais pelo mantra Om, pois possui uma força que ajuda e atrai a subida da Kundalinî.
Fonte: humaniversidade
Um comentário:
Eu sempre medito no passar de cada fase da lua e estava colocando minha kudaline no sentido girar para esquerda, estava vendo que não estava me sentido bem, com muita indisposição e quando chegava no chakra cardiado eu tinha que tomar remedio de pressão. Agora lendo esse posto a respeito do girar dos chakras sei que eu estava fazendo o movimento errado da kudaline! passei não me sentir muito bem aposto meditar com a kudaline, agora vejo claramente o que esta errado.
Muito Obrgado por esse poste no blog
Postar um comentário