domingo, 7 de fevereiro de 2016

COERÊNCIA CARDÍACA: TRATA A DEPRESSÃO, HIPERTENSÃO E ESTRESSE CRÔNICO


Coerência cardíaca é um processo sistêmico que utiliza técnicas orientadas e personalizadas, que ajudam o indivíduo a controlar os seus batimentos cardíacos, quando esses se encontram desregulados. Consiste numa técnica de respiração que promove a comunicação equilibrada entre o coração e o cérebro, ajudando a evitar o acúmulo de estresse, por exemplo.


COERÊNCIA CARDÍACA: TRATA A DEPRESSÃO, HIPERTENSÃO E ESTRESSE CRÔNICO

A coerência cardíaca foi descrita pela primeira vez em 1992 pelo médico Dan Winter e tornou-se conhecida mais recentemente graças ao Instituto de HeartMath em Boulder Creek, Califórnia. Eles desenvolveram e pesquisaram uma série de técnicas e aplicações práticas de coerência cardíaca.

A prática da coerência cardíaca traz para si muito da sabedoria milenar, das técnicas tradicionais usadas em ioga: atenção, meditação e relaxamento.


COERÊNCIA CARDÍACA: TRATA A DEPRESSÃO, HIPERTENSÃO E ESTRESSE CRÔNICO

 

BENEFÍCIOS DA COERÊNCIA CARDÍACA


1-Para controlar situações de estresse crônico, para o tratamento da hiperatividade e déficit de atenção, hipertensão, depressão e transtornos do sono.

2-Redução de estresse e ansiedade.

3-Aumento das atividades cognitivas.

4-Equilíbrio dos estados emocionais do indivíduo.

5-Redução dos comportamentos depressivos e agressivos.

6-Diminuição da fadiga.

7-Diminuição dos transtornos do sono.

8-Promove a ação de atitudes positivas.

9-Diminuição dos fatores de risco para a saúde, como colesterol, triglicerídeos e pressão alta.

10-Promove o bem-estar e o equilíbrio hormonal.

11-Melhora a atenção e a memória.

12-Melhora a qualidade de vida.

 

COMO PRATICAR A COERÊNCIA CARDÍACA

 

Primeiro estágio:


 -Sente-se confortavelmente;

-Volte a sua atenção para o interior. Antes de tudo, você deve pôr de lado suas preocupações, por alguns minutos. Você tem de estar disposto a se manter a margem dessas preocupações para poder dar ao seu coração e ao seu cérebro um tempo para que possam recuperar o equilíbrio e a intimidade. A melhor maneira de fazer isso é começar inspirando, profundamente, duas vezes.


-Para maximizar o efeito, sua atenção deve permanecer focalizada na respiração até que tenha terminado de exalar, e, então, você deve ficar sem respirar durante alguns segundos antes de inspirar novamente. A questão é deixar sua mente se mover com a expiração até que ela se torne leve e suave dentro do peito.

-Para maximizar a coerência cardíaca, é melhor centrar sua atenção na região do coração durante dez a quinze segundos depois que a respiração se estabiliza.

 

Segundo estágio:


-Imagine que você está respirando através do coração (ou do centro do seu peito. Enquanto continua respirando lenta e profundamente (mas sem esforço), visualize - e realmente sinta – cada inspiração e cada expiração passando por essa parte-chave de seu corpo. Imagine que cada tomada de oxigênio nutre seu corpo e cada expiração o livra dos resíduos de que ele não mais precisa.


-Imagine o movimento lento e dócil da inspiração e da expiração, que banham o corpo com esse ar purificador e calmante. Imagine que elas estão ajudando seu corpo a usufruir da dádiva da atenção e da pausa que ele está recebendo de você. Você pode visualizar seu coração como uma criança em um banho de água morna em que boia e brinca livremente, à vontade, sem restrições ou obrigações.


Terceiro Estágio:


Tomar consciência da sensação de calor e expansão que está se desenvolvendo em seu peito, e em cuidar dela e encorajá-la com seus pensamentos e sua respiração.  Após anos de maus-tratos emocionais, o coração é como um animal acordando de uma longa hibernação. No início ele sente os primeiros sopros quentes do ar primaveril.

 

Uma maneira de encorajar o coração é se apegar a um sentimento de reconhecimento e gratidão e deixá-lo encher o peito. O coração é particularmente sensível à gratidão, a quaisquer sentimentos de amor, quer sejam por outro ser humano, um objeto, ou mesmo pela idéia de um universo benevolente. Durante esse exercício, as pessoas às vezes notam um sorriso manso surgir nos lábios, como se ele tivesse se espalhado a partir de uma luz dentro do peito. Esse é um simples sinal de que a coerência foi estabelecida.

Outros sinais incluem a sensação de leveza, calor ou expansão dentro do peito.




Publicado em 06/07/2015
Fonte: Livro: Curar o stress, a Ansiedade e a Depressão sem Medicamento, nem Psicanálise. (Dr. David Servan Schreiber)

 

Nenhum comentário:

Posts que podem te interessar: